Viseu é uma cidade que não faz parte dos lugares mais famosos de Portugal. Mas, com certeza, é um ambiente que tem tudo o que você precisa para viver, estudar e trabalhar. Afinal, ela é o centro de um conjunto de municípios que têm 270.000 habitantes, que estão trazendo muitas opções econômicas importantes para levar ainda mais desenvolvimento para o interior do país.
Então, se você quer uma cidade para entender que Portugal é muito mais do que as cidades mais famosas do litoral, com certeza vai adorar este lugar, que tem muita história e ótimos lugares para se divertir.
Qual é a origem de Viseu?
Como várias cidades portuguesas, Viseu também tem uma história muito antiga, que pode ser vista a partir de construções que continuam lá e remontam a Idade do Ferro e da Idade do Cobre. E isso é, realmente, muito tempo.
Mas os primeiros registros mais confiáveis de alguma organização como comunidade são da época da dominação romana na Península Ibérica (a parte da Europa em que estão hoje Portugal e Espanha). Era lá que ficava, segundo alguns estudos arqueológicos, o entroncamento de estradas que eram essenciais para o transporte de bens e pessoas. Por isso, o lugar foi se desenvolvendo.
Depois, ela fez parte de tudo o que se passou no lugar em que hoje está Portugal. Teve seu período de dominação dos visigodos, depois dos árabes e foi retomada pelos cristãos que fundaram o reino sob o comando de Dom Afonso Henriques. Tem historiadores, inclusive, que dizem que ele nasceu em Viseu.
Ao contrário das cidades litorâneas, que foram se destacando principalmente na relação com o comércio exterior possibilitado pelas Descobertas, Viseu se desenvolveu muito mais na relação com a produção agrícola, o que pode ser visto até os dias de hoje.
E como é viver na cidade?
Viseu é uma cidade muito interessante, e tem chamado a atenção de muita gente nos últimos anos, principalmente devido ao fato de ser pouco explorada por estrangeiros e estar a curta distância de cidades importantes.
Então, prepare-se para viver em uma cidade tranquila, bem organizada e com muitos serviços. Com certeza, você não vai sentir falta de morar em uma cidade grande.
Afinal, embora seja pequena para os padrões brasileiros, ela tem tudo o que você precisa para ter uma vida organizada e tranquila.
Viseu é uma cidade segura?
É claro que você provavelmente já ouviu falar que Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo. Segundo o Global Peace Index (GPI), ele fica na terceira posição.
E Viseu é um ótimo exemplo dessa tranquilidade, principalmente para nós, brasileiros, que estamos sempre preocupados com esse tema.
Como as cidades médias em Portugal, Viseu tem índices muito baixos de violência, principalmente ligados a temas como violência doméstica e pequenos roubos. Então, é possível sair à noite, curtir a cidade e voltar para casa a pé tranquilamente.
E o clima em Viseu?
O clima em Viseu não assusta, mas também não dá para dizer que é totalmente tranquilo para os brasileiros. Durante o verão, que não é tão longo, as temperaturas chegam perto dos 30 graus, raramente passando disso. Mas, como acontece na maior parte do país, é um período seco, o que às vezes dá a sensação de ser mais quente.
Já o inverno é mais frio do que a maior parte das cidades litorâneas, algumas vezes chegando a temperaturas perto de zero. Então, não se esqueça de escolher uma casa para morar que tenha um bom sistema de aquecimento. Afinal, com a umidade desta época e as baixas temperaturas, se você não estiver preparado, pode sofrer um pouco. Mas, se você quer só conhecer a cidade, escolha a primavera ou o outono, que tem temperaturas mais agradáveis.
E quanto eu gasto para viver em Viseu?
É muito complicado falar que uma cidade é mais barata ou mais cara quando a gente compara os preços ao valor do real, certo? Então, vamos tentar deixar essa conversão de lado e comparar Viseu a outras cidades em Portugal.
Se você comparar com Lisboa e com o Porto, Viseu é bem mais barata, principalmente quando a gente fala dos preços de arrendamento (que é como eles chamam aluguel).
Se você for morar no centro da cidade, vai gastar cerca de 400 euros por um apartamento de 1 quarto, ou 300 euros se estiver mais distante. Porém, se você vai para estudar, tem opções de quartos muito interessantes em casas coletivas muito mais baratas do que isso.
No supermercado, os preços são muito parecidos em todo o país. Portanto, você vai gastar um pouco mais do que no Brasil. Em restaurantes e bares, você vai notar também que os preços são bem tranquilos se comparar com as grandes cidades.
É possível tomar um café por 50 cêntimos de euro e um imperial (chope) por cerca de um euro. É só procurar direitinho uma tasca tranquila que você vai conseguir gastar bem pouco.
Qual o melhor lugar da cidade para viver?
É claro que essa decisão tem a ver com o estilo de vida que você quer ter. Se, por exemplo, você quiser ter um carro, vale a pena economizar e conseguir uma moradia (que é como eles chamam as casas em Portugal) fora do centro. Se quiser ter uma relação mais direta com a alma da cidade, e isso é o que ocorre com a maioria dos estudantes, opte por não ter um carro e viver em um apartamento no centro.
Localidades como Vildemoinhos, Gumirães, Aguieira e Carvalhal, além do próprio Centro, são possibilidades para que você realmente esteja integrado à cidade. E Mundão, Chão, São João de Lourosa e Lordosa podem fazer com que você tenha uma vida de aldeia muito próximo da cidade.
Os sites de imobiliárias e os centralizadores de ofertas de imóveis, como www.idealista.pt, www.casa.sapo.pt e vários outros, podem dar uma ideia clara das ofertas para arrendamento (aluguel).
E se eu tiver algum problema de saúde em Viseu?
Assim como em qualquer outro lugar do país, vale a pena pensar que a saúde pública em Portugal é gratuita para brasileiros que estão fazendo turismo, por um acordo que eles têm com o SUS. Isso se você fizer um cadastro do CDAM, que em Portugal eles chamam de PB4.
Porém, se você tiver conseguido um visto de estudante, fica sendo considerado como um cidadão, com o pagamento de uma taxa mínima, que é uma coparticipação chamada taxa moderadora.
Um atendimento no pronto-socorro fica em geral em torno de 18 euros, sendo que, mesmo que você tenha que fazer exames, esse valor nunca passará de 40 euros.
Em casos de consultas marcadas no serviço de saúde da família, dependendo da especialidade, pode sair de graça. Senão, o valor fica em torno dos 5 euros.
O principal hospital de Viseu é o Hospital de São Teotónio, também conhecido como Hospital Distrital, um dos melhores do país, que atende urgências e situações mais graves. Porém, no dia a dia, o ideal é marcar o atendimento na Unidade de Saúde Familiar do local em que você for morar.
Onde estudar em Viseu?
Em Viseu, há ótimas opções para que você possa ter educação superior de qualidade, sem ficar devendo em nada para o restante do país.
Por isso, considere sair dos lugares mais famosos para se dedicar de corpo e alma para o dia a dia dos estudos e da sua formação.
Em Viseu, você vai encontrar algumas opções interessantes.
O Instituto Politécnico de Viseu é uma instituição pública, que tem algumas escolas dedicadas a especialidades. Elas estão entre as mais importantes de Portugal. Por isso, coloque já na sua lista de opções uma das escolas:
- ESEV – Escola Superior de Educação de Viseu
- ESTGV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
- ESAV – Escola Superior Agrária de Viseu
- ESTGL – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego
- ESSV – Escola Superior de Saúde de Viseu
As opções privadas também são importantes e podem fazer parte das suas opções:
- Escola Superior de Educação Jean Piaget
- Escola Superior de Saúde Jean Piaget
- Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
- Universidade Católica Portuguesa
Lugares interessantes para visitar.
É claro que você já sabe que Viseu é uma cidade pequena para os padrões brasileiros, e média para os portugueses. Mesmo assim, existe uma programação cultural por lá, que inclui apresentações musicais, teatro de rua e exposições públicas.
Tire um tempo para acompanhar as atrações mais famosas, que são a Feira de São Mateus, a Festa das Vindimas e as festas do mês de junho. Também em dezembro ocorre uma programação bem bacana.
Como todas as cidades com tantas história, Viseu tem vários pontos turísticos imperdíveis. Veja alguns deles:
- Catedral de Viseu: ela é o principal ponto da cidade, uma construção iniciada no século X e situada no lugar mais alto.
- Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia: fica em frente à Catedral de Viseu e foi construída em 1775 nos estilos rococó e barroco.
- Museu Nacional Grão Vasco: o museu é uma homenagem ao grande pintor Vasco Fernandes, que viveu na cidade no século XV.
- Museu Almeida Moreira: é um museu com biblioteca e itens residenciais, que já foi a casa do capitão Francisco António de Almeida Moreira, uma importante personalidade da cidade.
- Parque Fontelo: tem uma história que remonta o século XVI e é um dos parques mais importantes da cidade, com muitos equipamentos esportivos, como quadras de tênis, piscina, estádio de esportes e pista de skate.
E o que tem de bom para comer em Viseu?
Viseu, por ter crescido economicamente nos últimos anos, também passou a ter inúmeras boas opções para comer. Então, dá para você optar pelas novas possibilidades, mas também dá para ir nas ideias mais tradicionais.
Os assados e enchidos são importantes para a região onde fica a cidade. Eles são feitos à moda antiga, em fornos a lenha. E os grelhados também estão presentes. Mas o mais importante mesmo é que as quantidades nos pratos são generosas, com preços muito menores do que Lisboa ou no Porto.
Para beber, faça como a maioria dos portugueses: escolha as tascas. Afinal, é uma possibilidade de pagar barato na cerveja (ou no vinho), comer o que chamaríamos no Brasil de “comida de boteco” e ainda poder se divertir nas calçadas.
Enfim, prepare-se para conhecer Portugal em profundidade e morar em uma cidade do interior, com todos os serviços e tudo o que você precisa para viver com tranquilidade.