O setor industrial é importante para a economia de qualquer país e em Portugal não seria diferente. É um setor que impacta na economia local, nas balanças comerciais internacionais e na geração de empregos.
Considerado como setor secundário, (sendo o primário, aquele originário do agronegócio e da pecuária e o terciário, do comércio e dos serviços), o setor industrial é uma das principais atividades económicas em Portugal. De acordo com dados do Governo Português, em 2021 eram 67.317 empresas no setor de Indústrias Transformadoras.
Dentro destas atividades, são consideradas as mais importantes os têxteis, vestuário e calçado, a pasta de celulose, o vinho, a cortiça e a polpa de tomate.
Números e estáticas do setor industrial
Portugal tem cerca de 6 mil indústrias têxteis e mais de 140 mil trabalhadores no setor. Geograficamente, é a região norte do país aonde estão concentradas a maior parte destas empresas.
O setor de vestuário, embora tenha apresentado queda nas vendas dos artigos de malha, cresceu 17% nas vendas de artigos mais formais, atingindo um crescimento de 1%. Já o setor de calçados teve um crescimento de 5% nas exportações.
O setor de vinho, talvez um dos mais conhecidos internacionalmente, tem estimativa de crescimento em 2023/2024 de 8%, representando um crescimento de 12% relativos à média das últimas campanhas produtivas.
A produção de cortiça segue em crescimento, vivendo em 2023, um ano de recorde nas exportações no primeiro semestre, gerando 670 milhões de euros para o setor português. De acordo com a Associação Portuguesa de Cortiça, há 250 empresas no setor, responsáveis por 85% das exportações de cortiças portuguesas. O maior produto de exportação são as famosas rolhas.
Talvez você não saiba, mas Portugal tem história na produção de tomate e seus produtos derivados! Embora seja uma fruta, é considerado o legume mais produzido em Portugal. A “fruta” mais produzida em território português seriam as laranjas do Algarve. Em 2020, estimava-se que 95% da produção de tomate destinada à indústria era para exportação.
Números que impactam
O que gostaríamos de demonstrar com estes dados é que há uma interessante e ativa estrutura industrial em Portugal, que talvez fosse desconhecida do público. É possível que, quando comparado a outros países em relação à dimensão territorial, Portugal não seja visto como uma referência na área industrial, entretanto, em vários setores – para além do vinho e do azeite – ele é considerado um dos melhores fabricantes do mundo, com produtos de qualidade reconhecida.
Dito isto, avançamos para o tema que nos interessa dentro da temática do setor industrial português: oportunidades de trabalho!
Oportunidades de trabalho em Portugal
As oportunidades de trabalho existem e são consideradas prioridade entre os três maiores desafios do setor para 2023. Há demanda por profissionais e a própria Indústria através da Associação Empresarial de Portugal reconhece a dificuldade de contratação de pessoal.
As oportunidades acontecem desde as funções mais operacionais às estratégicas e algumas empresas apostam na imigração como resposta para o problema de escassez de trabalhadores qualificados. Além disso, o cenário etário atual em Portugal: uma população mais idosa e fora do mercado de trabalho.
Leia mais aqui sobre Quais diplomas brasileiros valem em Portugal?