Você já se perguntou ou se sentiu perdido em relação a um local para ficar?
Dentro de um planejamento para viagem, é necessário reservar um local. Aqui apresentamos algumas opções e serviços para que você possa se familiarizar.
Hotel
Para começar, os serviços hoteleiros sem dúvidas a opção mais popular, por já ser conhecida no mundo todo e ser a mais indicada por agências de viagem. Existem há milhares de anos, tanto é que o registro de hotel mais antigo ainda em funcionamento, segundo o Guiness Book, é datado do ano de 718.
Os hotéis podem oferecer diversos tipos de serviços, desde o básico que seria somente o quarto, até piscina, sauna, academia, restaurantes e por aí vai.
Os gastos com alimentação podem ser mais elevadas aqui, uma vez que a maioria dos quartos não possuem estrutura para preparar refeições e o serviço de quarto pode pesar no bolso.
Porém se estiver passando muito tempo é muito prático nos dias que prefere ficar descansando, já que pode te oferecer várias amenidades. Além disso, se estiver viajando em casal e pegar uma diária barata pode compensar.
Hostel
O conceito do hostel é bem parecido com o dos hotéis, com a grande diferença de que os quartos não são privados e sim compartilhados. Pode-se encontrar quartos com 4 pessoas até com 32.
Assim como em hotéis, também oferece diferentes tipos de serviços e atividades extras, porém em um estilo diferente. O preço das diárias costuma ser bem menor e alguns possuem cozinhas compartilhadas onde pode preparar sua própria refeição.
Podem atender desde pessoas que estão viajando à trabalho e só querem um lugar para dormir, até pessoas que buscam festas e bares. Lembrando que sempre existe o meio termo e em muitos deles, famílias são muito bem-vindas.
Apesar de ser considerado um estilo de acomodação para mochileiros e pessoas jovens, este cenário vem mudando constantemente.
É dos melhores tipos de hospedagem para quem estiver procurando companhia para os passeios. Como o clima é de amizade, o pessoal acaba fazendo vários programas juntos.
Mas, como estará convivendo com pessoas que não conhecem e dividindo todas as acomodações, pode acontecer situações como alguém chegar de madrugada fazendo barulho ou deixar cabelo no ralo do banheiro.
Airbnb
O Airbnb surgiu recentemente, mas já é o favorito de muitos viajantes por aí. Além da opção de alugar um quarto na casa de moradores locais, o grande atrativo é poder reservar o apartamento inteiro. O valor da diária costuma ser melhor que de hotéis tradicionais, especialmente perto de pontos turísticos.
Pessoas colocam à disposição suas casas ou mesmo quartos para alugar enquanto estão fora. Este método de acomodação tem crescido cada vez mais, por ser prático e cômodo. Te faz sentir em casa.
É uma excelente opção para diminuir os gastos quando estiver viajando em grupos.
Inclusive, você pode ganhar dinheiro também hospedando pessoas na sua casa!
Couchsurfing
O CouchSurfing, em tradução livre seria “Surfando no sofá” e a ideia é exatamente essa. Pessoas conectadas pelo mundo todo através da plataforma CouchSurfing dispostas a ceder o sofá de casa (pode ser um quarto de hóspedes ou um colchão) para um viajante.
O serviço é gratuito tanto para usar a plataforma quanto para se hospedar, eles apenas pedem uma colaboração para se tornar um membro verificado e ajudar a comunidade. A grande questão aqui é que tanto o hóspede quanto o anfitrião precisam estar em sintonia para que a troca exista, tanto em gostos e costumes, quanto com o que representa o CouchSurfing.
Ele é mais do que uma simples acomodação gratuita, é uma troca de experiências e valores. Pessoas que usam querem conhecer novas pessoas e culturas do mundo todo, provavelmente vão querer conversar com você, te levar para passear, compartilhar um pouco das habilidades e experiências de vida que tem.
É algo bem interessante, já que tem a possibilidade de conhecer mais a fundo a cultura do lugar, por alguém que é dali, ou mora no lugar há algum tempo. Isso é sempre muito valioso, já que você conhece mais do que simplesmente pontos turísticos da cidade.
House Sitting
A ideia original era encontrar pessoas que pudessem ficar tomar conta de casas ou apartamentos com animais de estimação enquanto os donos estivessem viajando. A partir daí o conceito já evoluiu, e muitos sites nem envolvem mais os bichinhos, e querem pessoas apenas para deixar as casas ocupadas.
É uma grande responsabilidade, especialmente quando envolve pets, e você precisa planejar o seu roteiro de acordo com as necessidades de passeio ou comida dos animais.
Não deixa de ser uma ótima opção de acomodação grátis, mas tenha certeza que pode se comprometer e arcar com as responsabilidades antes de se candidatar. Tudo é combinado direto com os donos através da internet.
Word Packers
Adorei conhecer esse site. Lá não se encontra apenas acomodações gratuitas, e sim experiências, pessoais como profissionais.
Para fazer o cadastro no site é preciso pagar e sua conta fica válida por 1 ano. Funciona basicamente como uma troca de trabalho por comida e estadia.
O trabalho pode ser em uma fazenda, construção, escola ou ONG´s. Geralmente tem duração superior a 01 semana. Por isso recomendo para aqueles que vão viajar por um período maior e querem conhecer mais da cultura do país e de quebrar ganhar experiências em alguma área.
Outra característica que me chamou atenção é que a plataforma possui tutorias de como fazer um diário de viagem, escrito ou por vídeo. Assim poderá contar os seus relatos da viagem e ganhar dinheiro através das suas postagens.
Buscadores
Kayak – É um site bastante conhecido de busca de viagens aqui na Europa. Além de vôos, hotéis e carros, ele tem a categoria vôo + hotel, e às vezes o preço compensa bastante – mas sempre compare o preço do vôo e do hotel por separado antes de sair comprando. Essa opção é boa quando você demorou pra reservar e o preço do vôo já está alto, já que às vezes o preço do hotel que eles oferecem compensa. Mas sempre verifique onde fique o hotel e busque referencias em outra webs antes de aceitar a oferta.
Booking – É bem interessante para fazer as reservas de hotéis e, quanto mais você usa o site, mais eles te sobem de categoria e oferecem descontos extras e promoções exclusivas para estes clientes chamados “Genius”. A maioria das reservas permitem o cancelamento grátis, o que facilita bastante porque assim você pode reservar, continuar buscando até achar o hotel perfeito para ficar e, se for o caso, cancelar a reserva anterior.
Airbnb – Te falei sobre ele lá em cima, mas além de ser um tipo de hospedagem é um aplicativo. A Airbnb começou em 2008 quando dois designers que tinham um espaço para partilhar hospedaram três viajantes que estavam à procura de um lugar para ficar. Hoje, milhões de anfitriões e viajantes escolhem criar uma conta Airbnb gratuita para poderem anunciar o seu espaço e reservar alojamentos únicos em qualquer lugar do mundo. E os anfitriões de experiências da Airbnb partilham as suas paixões e interesses com viajantes e habitantes locais.
Agora que você possui uma noção de qual serviço escolher, que tal saber um pouco mais sobre sobre as cidades lusitanas: As Melhores e Piores Cidades para se viver em Portugal (2022)