por onde começo?
Uma das maiores dificuldades que encontramos ao pensar em ir estudar fora é saber por onde começar. Esse artigo vai te ajudar a colocar os sonhos nos trilhos.
Então, vamos lá!
1. Estabeleça a meta.
A parte mais complicada de uma preparação é ser estruturada sem uma meta. Então pense: como você gostaria de estar daqui a um ano? Dois anos? Dez… enfim. Estabeleça a meta e o objetivo a ser alcançado para entender os meios necessários para atingi-lo. Nesse caso, meta: estudar em Portugal em 202_.
2. Pesquise cidades que estejam de acordo com seu perfil.
Muitas vezes queremos optar pelas opções mais baratas e fáceis. Bem tentador, não é mesmo? Mas pense também no que deseja ter de experiência.
Talvez queira uma cidade maior, com mais vida noturna ou outras oportunidades. Então, analise e pesquise sobre potenciais cidades. Mas se no final o financeiro é mais importante. Dá uma olhadinha no artigo: 10 escolas superiores mais baratas de Portugal.
https://blog.estudeemportugal.org/top-10-escolas-superiores-mais-baratas-em-portugal/
Pode ajudar. Tem pra todos os gostos.
3. Pesquise as formas de ingresso.
Já sabe pra aonde vai? Agora é sua hora de mergulhar no site da instituição e pesquisar até a cor da bandeira dela. Sim. Estar por dentro do processo de ingresso é essencial para um bom preparo. Principalmente estando por dentro do cronograma de candidaturas e como se dão os processos.
No geral, os brasileiros, podem usar a nota do Enem para 50* instituições portuguesas. É só escolher em qual quer estudar.
*fonte: site do Ministério de Educação do Brasil.
4. Prepare-se financeiramente.
Independente de para aonde vá, os primeiros meses são os mais caros e a candidatura não é grátis. Sendo assim, organize seu orçamento e estabeleça um esquema para juntar a grana necessária. Você pode solicitar permissão de trabalho junto ao SEF, mas até que isso seja formalizado pode levar algum tempo, então… menos delivery e mais foco!
Quer saber mais sobre custos, olha esse artigo aqui:
https://blog.estudeemportugal.org/como-planejar-para-estudar-em-portugal/
5. Passaporte.
Seu documento internacional é o passaporte. E nem preciso dizer que para poder viajar e até pra fazer o processo de candidatura muitas universidades só aceitam ele como documento de identificação e até mesmo as outras que são mais flexíveis só liberam a carta convite com o numero do passaporte. Então já pra o site da Polícia Federal agendar a emissão desse bonitinho.
Vai solicitar o passaporte?
Veja esse artigo:
https://blog.estudeemportugal.org/como-tirar-o-passaporte/
ou
Olha ai o link da Policia Federal para solicitar.
http://www.pf.gov.br/servos-pf/servicos-pf/passaporte/iniciar#portal-column-content
E por último, mas não menos importante.
6. Junte os documentos necessários.
No geral os documentos solicitados pelas instituições Portuguesas são:
- Nota do Enem.
- Certificado de conclusão do ensino médio autenticado ou apostilado em Haia (Verifique junto a instituição).
- Histórico escolar autenticado ou apostilado em Haia. (Verifique junto a instituição).
- Cópia do passaporte.
- Currículum Vitae no estilo Europass.
Não sabe fazer o currículo no estilo Europass? Não seja por isso.
https://blog.estudeemportugal.org/como-fazer-um-bom-curriculum-vitae/
Cada uma das instituições tem autonomia na hora de estabelecer as regras de candidatura, sendo assim algumas podem solicitar outros documentos que não estejam na lista a cima.
Pronto!
Já está no caminho para que seu sonho de estudar em Portugal. Agora é só executar os processos de candidaturas e aguardar a aprovação.
Curioso por saber mais sobre a vida em Portugal e suas cidades? Então hora de navegar em nosso site para saber mais.
Até a próxima!