Está em dúvida entre as diferenças de um curso técnico (CTeSP) e o ano zero? A gente te ajuda!
O curso técnico de Portugal não é como no Brasil. Em Portugal o CTeSP não confere grau acadêmico, mas permite que o aluno já formado faça uma especialização focada em ingressar no mercado de trabalho. Esse tipo de curso também pode ser interessante para quem está em dúvida de qual curso fazer e querem conhecer mais da vida acadêmica, posteriormente ao ser aprovado/decidir seu curso se ele tiver cadeiras equivalentes você poderá cortar elas da sua licenciatura. A duração do curso é de apenas dois anos.
O ano zero também é destinado a pessoas que querem fazer esse processo de adaptação, ou estudantes que não tenham nota suficiente do ensino médio para ingressar em um curso, ou tem alguma matéria pendente. Ou seja, o ano zero serve de preparatório e de nota para ingressar no ensino superior. Essa forma de ingresso não é exclusiva para estudantes nacionais, há ano zero destinados a estudantes internacionais. A duração do curso é de um ano e não confere grau acadêmico.
A sua candidatura tanto ao CTeSP quanto ao ano zero pode ser feita através da sua nota do ENEM ou da equivalência das notas do seu Ensino Médio. É importante lembrar que cada instituição tem autonomia para decidir as formas de ingresso em suas ofertas formativas.
Leia mais aqui: Top 5 das Profissões mais procuradas em Portugal