Primeiramente, é necessário entender a diferença entre reconhecimento e equivalência de diploma.
RECONHECIMENTO E EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA
Respectivamente, o primeiro é para reconhecer um grau obtido fora de Portugal e o segundo é considerado o mesmo grau obtido em Portugal.
Se a validação do seu diploma for para fins de estudo, é necessário entrar em contato com uma Instituição portuguesa e a equivalência é feita através de uma avaliação da ementa do que já foi cursado e o valor varia de acordo com a Instituição acadêmica escolhida.
É importante lembrar que licenciatura em Portugal é o mesmo que bacharelado no Brasil. Em cursos de graduação do Brasil de duração de 5 anos, normalmente equivale-se ao mestrado integrado em Portugal (3 anos de licenciatura + 2 anos de mestrado), mas isso depende do curso e da grade curricular em ambos países.
VALIDAÇÃO PARA EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL
Mas se você precisa validar seu diploma para fins de trabalho, é necessário fazer o reconhecimento profissional, isto deve ser feito diretamente na Instituição relacionada a sua profissão, como exemplo: para as engenharias é Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, no Brasil e a Ordem dos Engenheiros, em Portugal. Lembrando que cada Instituição respectiva a sua área tem valores e prazos de entregas diferentes, então é necessário consultar os próprios órgãos responsáveis. Algumas profissões não exigem a verificação do diploma enquanto outras é preciso uma prova para validação, então é bom ficar atento. Assim, é necessário solicitar a autorização nas Ordens de cada país para exercer a atividade profissional.
Quer saber sobre validação de diploma na área da engenharia em Portugal? Olha só o material que o Estude em Portugal preparou com a Camila e o Felipe do @ihmigrei.