Você, aluno do UTFPR, tem interesse em se candidatar ao programa de Dupla-Diplomação vinculado ao IPB? Aqui nesse artigo, apresentaremos cinco passos para dar entrada no processo.
Passo 1
O primeiro passo para participar do programa de Dupla-Diplomação com o IPB é verificar quais cursos oferecem essa possibilidade atualmente e o campus da UTFPR correspondente. No site da universidade, você consegue a tabela completa para verificação.
Passo 2
Se você é aluno da UTFPR, verificou a possibilidade da DD no IPB através da tabela acima e possui interesse em se inscrever no programa, o segundo passo é entrar em contato com a coordenação de seu curso para saber sobre o lançamento do próximo edital e os critérios de seleção. Você também pode consultar os editais anteriores.
Passo 3
O terceiro passo é se inscrever no edital lançado pela coordenação de seu curso, sempre atento aos prazos e requisitos para a inscrição. Os requisitos estão listados no edital específico e podem variar de acordo com o curso e o campus da UTFPR.
Passo 4
Após ter sido aprovado no edital, você deve iniciar o quanto antes o processo de candidatura. Nessa fase, você encaminhará para a UTFPR os quatro documentos necessários para que o IPB possa emitir a carta de aceite:
- Acordo de estudos: nesse documento, você preencherá quais disciplinas pretende cursar durante a mobilidade no IPB, bem como as equivalências previstas quando você retornar. Quando baixar o arquivo, você verificará que foram incluídas algumas orientações sobre o preenchimento. Seguindo essas orientações, você minimiza as chances de ter que preencher e coletar as assinaturas novamente. Lembre de apagar as orientações antes de imprimir o documento e não o preencha à mão. Atenção: no geral, o número total de créditos das disciplinas a serem cursadas no IPB deve ser no máximo 72 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) – só serão aceitos acordos de estudos acima desse limite no caso dos cursos da Escola Superior Agrária e de Ciência da Computação/Sistemas de Informação.
- Passaporte: escaneie apenas a página com as informações pessoais. Não será aceito nenhum outro documento de identificação. Caso tenha passaporte europeu, você poderá utilizá-lo para se candidatar e se matricular no IPB posteriormente.
- Histórico: você pode solicitar o documento na Secretaria Acadêmica de seu campus ou acessar o seu histórico no Portal do Aluno e gerar um PDF. Caso opte por gerar o PDF, certifique-se de que não há páginas cortadas no arquivo.
- Currículo
O envio da candidatura deve ser feito da seguinte forma:
- Providencie a documentação listada acima e, em seguida, junte-a em um só arquivo PDF, no formato vertical e na ordem da lista (contrato de estudos, passaporte, histórico e currículo). Certifique-se de que a qualidade esteja boa o suficiente para não prejudicar a legibilidade, mas que o tamanho do arquivo final não ultrapasse 2MB (você encontrará ferramentas na web que comprimem arquivos PDF mantendo uma qualidade aceitável).
- Preencha o formulário online e anexe, nos respectivos campos, a candidatura completa e o resultado do edital de seleção do seu curso.
Após a UTFPR receber os seus documentos, estes serão revisados e, caso esteja tudo certo, são encaminhados ao IPB para a emissão da carta de aceite. Caso contrário, a UTFPR enviará uma solicitação para que você corrija e envie a candidatura novamente – por isso é importante ler com atenção seguir os passos acima.
Para otimizar o processo, as candidaturas são enviadas ao IPB por curso, ou seja, quando todos os selecionados de um mesmo curso enviam suas candidaturas completas. Comunique-se com os outros selecionados para que ninguém seja prejudicado.
É importante salientar que as cartas de aceite não são emitidas imediatamente. O prazo normal é de até 30 dias após o envio da candidatura ao IPB. Por esse motivo, é importante você preparar a sua candidatura o quanto antes.
Passo 5
De posse da carta de aceite, você poderá executar seus planos de viagem: requerer o visto, comprar as passagens, adquirir o seguro, providenciar a moradia, etc. Se você não possui passaporte europeu, deve obrigatoriamente obter o visto de estudo.
É muito importante realizar o pedido o mais rápido possível, pois você terá que se deslocar até um dos centros de solicitação de visto da VFS Global (residentes do Paraná são atendidos normalmente em São Paulo) e só terá acesso ao seu passaporte novamente no final do processo, que dura no mínimo 45 dias. Informe-se sobre serviços opcionais e taxas diretamente com a empresa. Saiba mais sobre o processo de obtenção do visto clicando aqui.
A declaração da universidade brasileira para requerer o visto é emitida pelo Departamento de Relações Internacionais (DERINT) de seu campus. Verifique os contatos na página da UTFPR.
O visto de residência não é adequado para esse caso porque preferencialmente você deve finalizar suas atividades até o término do segundo semestre de estadia no IPB. Prorrogações desse prazo só serão aceitas em casos específicos, mediante requerimento formal e devidamente justificadas pelo supervisor acadêmico do IPB.
Também é no DERINT de seu campus que você deverá solicitar o afastamento para estudos no exterior antes de viajar. Caso viaje sem solicitar o afastamento, você corre o risco de ser considerado como desistente do curso e terá que regularizar a situação enquanto estiver no exterior. Evite esse inconveniente.
A UTFPR elaborou uma lista de afazeres para que você não se perca no meio do processo. Baixe o documento aqui. O arquivo é editável, portanto, você poderá incluir e excluir itens conforme o seu caso.
Seguiu os cinco passos? Hora de arrumar as malas! O IPB te espera!
Assista também o vídeo IPB: Como chegar em Bragança, Portugal!